NOTÍCIA - Agronegócio

11 de abril de 2017 | MENOR | MAIOR | |

Entidades liberam BR-163 no Pará próximo a divisa com MT.

Entidades liberam BR-163 no Pará próximo a divisa com MT.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Agamenon da Silva Menezes, confirmou, esta manhã, ao Só Notícias, que os representantes de pelo menos dez entidades decidiram suspender temporariamente o bloqueio de caminhões e carretas em um dos trechos da rodovia federal, localizado nas proximidades de um trevo, no município de Novo Progresso (596 quilômetros de Sinop). A liberação ocorreu na última sexta-feira à tarde.

De acordo com o presidente, o desbloqueio ocorreu após as entidades entenderem que houve um avanço na pauta de reivindicações. Porém, a rodovia poderá voltar a se interditada na próxima quarta-feira (12). “Agora vamos aguardar a votação do relatório final da Medida Provisória 756/2016. Porém, caso seja aprovado com mudanças nas áreas ambientais prejudicando os produtores voltaremos com a interdição. Esperamos que eles atendam nossas reivindicações e compreendam a necessidade de manter nós áreas sem alterações”.

O bloqueio durou cinco dias e começou na última segunda-feira (3). As entidades cobram pela revisão ou revogação da medida provisória que alterou os limites de quatro Unidades de Conservação (UCs) e criou uma nova no sudoeste do Pará para viabilizar o traçado e construção da ferrovia “Ferrogrão”. Além disso, eles são contrários a medida, que criou uma Área de Proteção Ambiental (APA), no Parque Jamanxim, em Novo Progresso, e pretende alterar os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional (Flona).

De acordo com as entidades, a alteração prejudicará a economia local, já que o projeto visa apenas atender a construção da ferrovia, que liga Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará. A medida foi assinada pelo presidente Michel Temer, em 20 de dezembro do ano passado.

Entidades liberam BR-163 no Pará próximo a divisa com MT.
Fonte: Querência em Foco com Agronotícias

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.