NOTÍCIA - Agronegócio

28 de setembro de 2017 | MENOR | MAIOR | |

Importância e vantagens da irrigação no controle de poeira para a criação de gado e mineração.

Com 27 anos de mercado, empresa atua em soluções sustentáveis de irrigação, visando a economia de água e energia.
Importância e vantagens da irrigação no controle de poeira para a criação de gado e mineração.

O uso da irrigação para controle da poeira em confinamento de gado é a maneira mais eficaz de mantê-lo mais tranquilo nos currais e promover melhor qualidade de vida desses animais. Outra vantagem da irrigação adequada nesse tipo de atividade é a diminuição do desenvolvimento de doenças nos cascos, bem como a proliferação de moscas em torno do gado. Esse processo é conhecido como despoeiramento e também pode ser utilizado em haras, piquetes para provas equestres (em grama e areia) e campos de pólo.

De acordo com Danny Braz, engenheiro e diretor geral da Regatec, empresa que há 27 anos atua no mercado brasileiro de irrigação com ações focadas na sustentabilidade dos recursos naturais, a escolha dos equipamentos é importante para a eficiência do serviço. “A irrigação precisa apresentar funcionamento silencioso para não assustar os animais, por exemplo”, afirma o especialista.

A Regatec atua com sistemas de aspersores que podem chegar até 24 metros, o que reduz a necessidade da instalação de equipamentos nos vãos centrais dos currais. Agir de maneira uniforme na aplicação da água e apresentar resistência ao vento também são pontos diferenciais que contribuem para o despoeiramento. “Isso sem contar a automação, que é fundamental para garantir a eficácia desse tipo de atividade”, afirma.

O despoeiramento também se aplica à mineração – Além do confinamento de gado e criações, o despoeiramento também é utilizado em processos de mineração, em casos em que a poeira de mineradoras, estradas ou pilhas de minérios podem ser inconvenientes ou causar danos à saúde.

“A aplicação de sistemas de irrigação nesse tipo de atividade é eficaz para promover o abatimento do pó, que além de reduzir o impacto ambiental, diminui o custo operacional e garante a saúde e a qualidade do ambiente”, afirma Danny Braz.

O executivo explica que, também nesse caso, a automação dos sistemas é um diferencial. “Esse tipo de sistema privilegia o consumo consciente de água, a economia de energia, um controle mais eficiente dos processos e menor custo operacional”, conta Braz.

Importância e vantagens da irrigação no controle de poeira para a criação de gado e mineração.
Fonte: Querência em Foco com M.Free Comunicação

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.