NOTÍCIA - Agronegócio

04 de outubro de 2017 | MENOR | MAIOR | |

Angus vai a Anuga prospectar expansão de exportações de carne certificada

Uma missão de criadores da raça Angus embarca para a Alemanha na próxima semana para participar da tradicional feira de Anuga, uma das maiores do setor alimentício internacional
Angus vai a Anuga prospectar expansão de exportações de carne certificada

Os pecuaristas pretendem fazer coro aos argumentos já defendidos pela indústria sobre as qualidades da carne Angus do Brasil, caracterizada por um sabor diferenciado, alto marmoreio e suculência.

A comitiva, que será capitaneada pela Associação Brasileira de Angus, ainda conta com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do Projeto Brazilian Beef. De acordo com o diretor do Programa Carne Angus, Reynaldo Titoff Salvador, desta vez, os produtores levarão na bagagem um trunfo a mais para convencer os consumidores europeus a turbinarem as aquisições de cortes nobres brasileiros. Ele se refere ao certificado do International Taste & Quality Institute (iTQi) recebido pela Carne Angus do Brasil. Com sede em Bruxelas, a organização concedeu pontuação máxima (três estrelas) ao filé de costela Angus em teste realizado no primeiro trimestre deste ano. Além da nova certificação, a Angus também conta com a chancela da alemã Tüv Rheinland, que realizará palestra com o tema “Garantia da Qualidade e Ampliação dos Mercados para a Carne Brasileira” durante a feira.

O objetivo da Angus em Anuga é abrir novos clientes nas redes varejistas da Europa, principal cliente da carne Angus certificada. Nos últimos 12 meses, as exportações de carne Angus somaram mais de US$ 4 milhões, com crescimento de 106% quando comparado ao período anterior, sendo o Bloco Europeu o principal destino, seguido da Arábia Saudita. Recentemente, seguindo o avanço da Carne Angus no sudeste asiático, a China iniciou suas compras de Carne Gourmet Brasileira, que já chega também a países como Líbano, Emirados Árabes Unidos e Cingapura. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber, a meta é seguir ampliando as exportações de Carne Angus Certificada exportada com o selo da entidade.

BRAZILIAN ANGUS DAY - A programação da raça em Anuga ainda prevê a realização do já tradicional Brazilian Angus Day, no dia 9 de outubro, junto ao estande do Brazilian Beef. Neste dia, o espaço só servirá carne Angus e contará com rodadas de negociação e visitantes especiais, atraídos pelo terroir do Angus Brasileiro. “Nosso objetivo é mostrar o que fazemos de melhor”, ressalta o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, que integrará a missão da associação no evento. Nesta edição, explica o executivo, será servido Filé de Costela, corte que ganhou premiação máxima do ITQI, além da costela desossada e da capa de ribeye.

“Após estes primeiros cinco anos de trabalho em parceria com Abiec, estamos consolidando nossa presença no mercado europeu com excelentes níveis de aceitação e preços realmente interessantes. Nosso próximo passo é expandir os embarques e seguir agregando valor aos nossos cortes. Podemos entregar ao consumidor tudo o que ele espera de melhor quando se fala em carne”.

Sobre o Brazilian Beef

Iniciado em 2001, o projeto setorial Brazilian Beef, uma parceria entre Apex-Brasil e ABIEC, tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 40 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Angus vai a Anuga prospectar expansão de exportações de carne certificada
Fonte: Querência em Foco com Jardine Agência de Comunicação.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.