NOTÍCIA - Saúde

11 de outubro de 2014 | MENOR | MAIOR | |

Água Boa poderá ganhar um centro de hemodiálise para atender região do Araguaia

Água Boa poderá ganhar um centro de hemodiálise para atender região do Araguaia

Uma indicação de autoria do deputado Neldo Weirich (PR) de Canarana, para a criação de um centro de hemodiálise está sendo analisada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. O Poder Legislativo aguarda a resposta do governo estadual sobre o assunto, uma vez que, o Executivo deve encontrar meios orçamentários no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde que não afetem as despesas do setor para implantação do centro.

O projeto visa criar o Centro de Hemodiálise no Hospital Municipal de Água Boa, para atender os paciente da região do Araguaia. A iniciativa parlamentar, apresentada em 2014, deve ser debatida em Plenários nas próximas sessões ordinárias, com o objetivo de amenizar os problemas enfrentados por pessoas que, por algum motivo, perderam a função renal. “O objetivo é propiciar um tratamento adequado aos doentes renais que necessitam passar por essa espécie de tratamento”, argumentou Neldo.

As limitações impostas pelo tratamento, a insuficiência renal crônica muitas vezes faz com que o paciente abandone o emprego, deixe de ser o responsável pelo sustento da família, reduz suas atividades sociais e chega ao extremo de abandonar sua cidade para procurar terapia nos locais que dispõe de uma infraestrutura adequada para tratamento.

Atualmente, a localidade mais próxima para atendimento da população do vale do Araguaia mato grossense pelo Sistema Único de Saúde é o município de Barra do Garças, que atende uma demanda de três polos regionais, com aproximadamente 30 municípios e duas comunidades indígenas do Parque Nacional do Xingu.

Água Boa poderá ganhar um centro de hemodiálise para atender região do Araguaia
Fonte: Querência em Foco com Agência da Notícia

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.