NOTÍCIA - prefeitura/politica

10 de abril de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Janela partidária encerra com dez parlamentares de MT em novas siglas

Janela partidária encerra com dez parlamentares de MT em novas siglas

Seis deputados estaduais e quatro federais aproveitaram a janela partidária, que se encerrou na última sábado (7), para trocar de partidos. A mudança de sigla também foi feita por dois possíveis candidatos ao Governo do Estado. No total, o PSB foi o partido com mais saídas de políticos no exercício do mandato e o DEM foi o que mais recebeu lideranças.

Leia também
Cúpula da oposição almoça com Mauro Mendes para discutir candidatura


Na Assembleia Legislativa, as trocas foram feitas pelo presidente Eduardo Botelho (PSB para o DEM), Oscar Bezerra (PSB para o PV), Leonardo Albuquerque (PSD para o SD), Mauro Savi (PSB para o DEM), Allan Kardec (PT para o PDT) e Daltinho (SD para o Patriota).

Já na Câmara dos deputados, Fábio Garcia saiu do PSB e foi para o DEM, Adilton Sachetti migrou do PSB para o PRP, Valtenir Pereira, era do PSB e foi para o MDB, e Victório Galli, que deixou o PSC e foi para o PSL.

No secretariado do governador Pedro Taques (PSDB) também houveram mudanças, como a do ex-secretário de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista (PSB para PPS), que deve ser candidato a deputado estadual, e o ex-secretário de Comunicação Kleber Lima (PC do B para SD).

O empresário Dilceu Rossato, ex-prefeito de Sorriso que é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSL, saiu no mês de março do PSB. Assim como o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, cotado para se candidatar ao Palácio Paiaguás trocou o PSB pelo DEM.

O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro também trocou o PTB pelo PSD para disputar o cargo de deputado estadual na eleição de outubro.

A janela partidária é um período de 30 dias em que deputados estaduais e federais podem mudar de partido sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Além disso, até seis meses antes das eleições, os candidatos aos à cargos precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer.

Janela partidária encerra com dez parlamentares de MT em novas siglas
Fonte: Querência em Foco com Carlos Gustavo Dorileo.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.