NOTÍCIA - geral

25 de abril de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Britânico perde partes do corpo após ser lambido por seu cão

Duas semanas depois de ser infectado por uma bactéria presente na saliva de seu cão, Jaco Nel teve septicemia e ficou em coma por 5 dias
Britânico perde partes do corpo após ser lambido por seu cão

Ter um bichinho de estimação é um prazer para muitas pessoas, no entanto, eles podem ser hospedeiros de bactérias causadoras de doenças perigosas aos humanos. O britânico Jaco Nel, por exemplo, contraiu uma infecção após ser lambido por seu cachorro que causou a perda de suas duas pernas (abaixo do joelho), de todos os dedos de uma mão, além de ter o nariz e os lábios desfigurados, segundo informações da rede britânica BBC.

Jaco desenvolveu um problema chamado septicemia, uma reação exacerbada do sistema imunológico diante de um processo infeccioso, causado por uma bactéria presente na saliva de seu cachorro. Harvey, um cocker spanel, arranhou Jaco sem querer e, em seguida, lambeu a ferida. Apesar do dono ter desinfectado o pequeno arranhão, a medida não foi suficiente para impedir que a infecção se instalasse e se espalhasse.

Septicemia

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a septicemia atinge cerca de 20 milhões de pessoas por ano e é uma das infecções que mais matam no mundo inteiro. Inicialmente, o problema é leve e pode ser manifestar em qualquer parte do corpo, desde um corte no dedo até uma infecção urinária.

No entanto, se não for tratado a tempo, a infecção pode causar lesões nos tecidos, falência generalizada de órgãos e mesmo a morte. A comunidade médica ainda não sabe exatamente o que causa a doença, que mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo.

Britânico perde partes do corpo após ser lambido por seu cão
Fonte: Querência em Foco com VEJA.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.