NOTÍCIA - prefeitura/politica

07 de maio de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Ninguém está imune à investigação por corrupção, alerta presidente da AMMP

Ninguém está imune à investigação por corrupção, alerta presidente da AMMP

Por mais poderoso que aparente ser, nenhum agente público está imune à atuação das forças de combate a corrupção no Estado. Este é o novo paradigma apontado pelo presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP), o promotor de Justiça Roberto Turin.

Em entrevista ao , Turin afirma que a atuação do MP nos últimos anos tem feito com que a sociedade e classe política passe a entender casos de corrupção de outra forma, que não pela impunidade histórica, que protegia aqueles que concentravam o poder econômico e político no País.

O promotor afirma que a quebra deste paradigma prejudicial a sociedade começou a ser mudado nos últimos anos, com o avanço da legislação, que deu maior força a órgãos de fiscalização, como o próprio MP.

“Hoje esses paradigmas começaram a ser quebrados. Por meio, por exemplo, da delação [acordo de colaboração premiada]. Isso facilitou para que o MP chegasse a essas informações”, declara.

Segundo Turin, a mudança nas leis e reformulação cultural – de que qualquer um está sujeito a responder pelos seus atos -, contribuiu para que pudéssemos ver atores importantes da política do Estado no banco de réus ou alvos de investigações, como o ex-deputado José Riva, o ex-governador Silval Barbosa e, mais recentemente, o prefeito da Capital Emanuel Pinheiro – denunciado pelo Naco, por suposto recebimento de propina quando era deputado.

Mesmo com as mudanças, o presidente da AMMP avalia que os avanços ao combate a corrupção avança de forma gradual, mas contínua. “Se a gente fosse olhar antigamente, parece que a gente mora na Finlândia [que registra baixo índice de corrupção]. Eram poucos processos de combate a corrupção. Mas, não era por não existir a corrupção, mas não existia processo. Isso está mudando”.

 

 

Ninguém está imune à investigação por corrupção, alerta presidente da AMMP
Fonte: Querência Em Foco com Airton Marques e Keka Werneck

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.