NOTÍCIA - Agronegócio

27 de julho de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Seca afeta apenas 10% do trigo no PR

Seca afeta apenas 10% do trigo no PR

A área de trigo afetada pela seca no Paraná está restrita a 10% do total plantado, a maior parte no norte do estado, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia da Secretaria de Agricultura do PR). A região sofreu atraso de 35 dias no plantio ou no início da germinação e, destes, nem tudo está perdido.

Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, o que está ruim são apenas 5% da área, e que mesmo assim “não zerado, não irá se passar o trator por cima. Se continuar assim, a perda (de qualidade) será de aproximadamente 100 mil toneladas apenas, sobre as 3,36 milhões previstas para esta temporada. É bem verdade que ainda precisa vir chuva, mas, ao que parece, ela está chegando”.

“Ficamos sempre muito impressionados quando lemos reportagens baseadas em depoimentos de um ou dois agricultores ou de pessoa falando apenas de uma pequena região e afirmando que se trata de todo um estado ou mesmo do país. Nesta semana lemos pelo menos três reportagens que falavam sobre a seca que afeta a safra de trigo do Paraná com certo alarmismo. Informações equivocadas podem levar a tomada de decisões erradas”, argumenta.

Pacheco salienta que os dados do Deral são os mais confiáveis, pois se trata de um órgão que tem representantes em todas as regiões do estado, que fazem relatórios diários sobre a situação das lavouras e que, portanto, pode falar sobre o assunto com plena autoridade.

Ainda segundo a T&F, as previsões da meteorologia são de uma má distribuição das chuvas, com áreas do norte e do oeste (60% da área plantada) recebendo menos umidade do que o sul e o sudoeste (31%), onde a tendência é, ao contrário, até acima do esperado para esta época do ano.

Seca afeta apenas 10% do trigo no PR
Fonte: Querencia em Foco com Agrolink.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.