NOTÍCIA - Agronegócio

18 de agosto de 2018 | MENOR | MAIOR | |

CitrusBR confirma aumento de estoques de suco de laranja

Quebra de safra e impactos da seca ainda não foram quantificados
CitrusBR confirma aumento de estoques de suco de laranja

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) informa que os estoques físicos de suco de laranja disponíveis em 30 de junho, ao final da safra 2017/2018, somaram 342.967 toneladas de suco de laranja concentrado congelado equivalente a 66°Brix (FCOJ equivalente).

Segundo entidade, o número levantado por meio de auditorias individuais independentes, e posteriormente compilado por nova auditoria, representa um aumento de 219% em relação às 107.387 toneladas existentes na mesma data do ano anterior, os estoques de passagem mais baixos da história.

Segundo o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o aumento acontece em um momento estratégico. Ele lembra que em maio a safra de laranja 2018/2019 foi estimada em 288,20 milhões de caixas pelo Fundecitrus, quando a seca estava apenas começando.

Netto observa que ao todo foram mais de 120 dias com pouca ou nenhuma chuva no cinturão citrícola, o que certamente deve impactar a produção. As variedades mais afetadas foram as precoces, mas há efeitos sobre as de meia estação e tardias”.

Ele ressalta que a seca também aumenta a severidade de algumas doenças, como o greening, o que aumenta a taxa de queda de frutos. “O tamanho da quebra só será conhecido na próxima estimativa do Fundecitrus, que será divulgada em 10 de setembro.”

A CitrusBR estima estoque inicial de suco de laranja inicial em torno de 146 mil toneladas de FCOJ equivalente em 30 de junho de 2019, o que configura, segundo Netto, “mais um ciclo desafiador para as indústrias paulistas”. Os dados ainda não levam em consideração possíveis quebras decorrentes da seca.

A entidade estima que com uma produção de laranja estimada de 288,20 milhões de caixas de 40,8 acredita-se que o mercado interno de fruta para mesa absorva algo em torno de 40 milhões de caixas. “Dessa forma, o processamento total para as indústrias paulistas associadas e não associadas deve ser de, aproximadamente, 248,20 milhões de caixas.”

Suco

Em compilação sigilosa realizada por auditoria externa, a CitrusBR estima o rendimento industrial em 258,78 caixas de 40,8 quilos para a produção de uma tonelada de FCOJ equivalente. A produção total de FCOJ equivalente das indústrias paulistas deve ser cerca de 959.463 toneladas.

A esse volume, soma-se aproximadamente 30.000 toneladas oriundas dos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul que se incorporam aos estoques paulistas, o que resulta em uma produção total de 989.463 toneladas. Somado ao estoque inicial de 342.967 toneladas a disponibilidade total de suco de laranja para a safra 2018/2019 deverá ficar em 1.332.430 toneladas de FCOJ equivalente.

CitrusBR confirma aumento de estoques de suco de laranja
Fonte: Querência Em Foco com Globo Rural.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.