NOTÍCIA - geral

06 de outubro de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Eventos mostram um pouco da cultura germânica

Outubro é o mês de uma das bebidas preferidas do Brasil, mas que tem origens na Alemanha - e a partir deste fim de semana não faltam eventos para comemorar
Eventos mostram um pouco da cultura germânica

Outubro é mês de cerveja. E olha que faz tempo: comemorar as louras, ruivas e escuras geladas é um hábito que vem de 1814, já que a Oktoberfest (a original) foi criada naquele ano em Munique, na Alemanha, como um evento do casamento do rei bávaro Ludwig I. O correspondente da Oktoberfest em Blumenal já está rolando desde ontem. A da Alemanha, original, começa no dia 22. E neste fim de semana já começam a rolar eventos para os fãs da bebida no Rio.

 

O conceito da festa ligada ao mês rola pela primeira vez em alguns lugares do Rio. Entre os dias 19 e 21 (anote na agenda!) a Marina da Glória ganha um food park, shows de artistas como Maria Rita, Samba do Trabalhador, Mart'Nália, Xande de Pilares e Beth Carvalho, e até um chope exclusivo, a Brahma Heller Bock. É o Rio Oktoberfest, criação do produtor Peck Mecenas, que promete unir as culturas do Rio e da Alemanha, com comida e bebida típicas.

 

"A nossa intenção é que entre para o calendário oficial da nossa cidade", avisa o criador da festa. "A Oktoberfest já ganhou o mundo e é uma oportunidade incrível trazer para o Rio de Janeiro um pouco da cultura, da alegria e da descontração alemãs". No fim de semana que vem, em meio ao Dia das Crianças, o nome também aparece numa festa no Baixo Lido, em Copacabana, com onze cervejarias e muitas atrações para pais e filhos.

 

Mas se você não quiser esperar até lá, o nome Oktoberfest ainda aparece em dois eventos neste fim de semana: um na Praça Saiqui, em Vila Valqueire, e outro no shopping Via Brasil, no Irajá. A do Valqueire vai até ajudar quem deseja entrar no mundo cervejeiro, com palestra sobre cerveja artesanal com o professor Cesar Peixoto amanhã às 16h, e oficina sobre o processo de brassagem, também neste sábado, às 19h. Hoje, quem passar lá, vai encontrar a Feira Gastronômica Itinerante Kids, para toda a família, a partir de 11h. O evento tem ainda apresentações de dança alemã e concurso de chope a metro (único evento pago da feira, cuja entrada é gratuita).

 

No Irajá, por sua vez, tem, ao logo de três dias, food trucks, rótulos especiais de cerveja, música (a banda Five Minutes of Rain toca sucessos do rock nacional e internacional) e até Flash Day Tattoo, promovido pela Javah Tattoo Studio, com cerca de doze tatuadores exibindo seus trabalhos.

 

OKTOBANGU

 

Em Bangu, na região do Parque Leopoldina, tem Beer Fest, criada por um produtor cultural banguense, Leonardo Leal. Leonardo brinca que o evento é o Mondial de La Bangu, numa brincadeira com o Mondial de La Bière.

"É por causa disso, e também porque tem aquela gíria antiga que fala em 'fazer a la Bangu'", brinca Leo. "Há seis meses já está acontecendo uma feira de gastronomia no Parque e, dessa vez, decidimos chamar uns cervejeiros para incrementar o evento".

 

A relação com o Mondial de La Bière fica apenas na brincadeira, esclarece o produtor. "É uma coisa menor, para a galera local. Esperamos de 500 a mil pessoas no evento", conta. Entre marcas novas e antigas de cerveja, e food trucks, vai ter som com o DJ Marcelo Fino e música com Jon Snades e Os Astrólogos.

 

HISTÓRIA E POLÍTICA

 

É importante lembrar que nem tudo é só cerveja. Também tem gastronomia, música, história e até política, já que na última quarta houve a comemoração dos 28 anos da Reunificação da Alemanha. Se além de conhecer a bebida local você quiser tomar um banho de cultura alemã, a Festa da Alemanha no Parque das Ruínas te aguarda amanhã a partir das 11h. Vai ter mostra de curtas alemães, oficina maker com Escola Alemã Corcovado e até um bate papo com ex-bolsistas do DAAD Brasil sobre intercâmbio na Alemanha. De gastronomia, há expositores como Adega do Pimenta, Wursteria, BerlinerHaus e Schatzi.

 

Na Praça Santos Dumont, na Gávea, também tem cerveja: o Brewgarden acontece sábado e domingo a partir de meio-dia, e tem participações de cervejarias como Hocus Pocus, Colorado, Leffe, Bohemia, e de gastronomia como Ceviche da Fabi, Hell's Burger e Hareburguer. Além de shows de bandas de rock.

 

FESTA NO CENTRO ANTIGO

 

Complementando a festa, o Rio Scenarium oferece o evento 'Samba & Feijoada', com patrocínio da cerveja Therezópolis e show do grupo Samba Social Clube e da cantora Mariene de Castro, amanhã. Vai rolar também participação da bateria da Unidos da Tijuca. "E os duzentos primeiros ganham um chope Therezópolis", convida Plinio Froes, sócio do Rio Scenarium.

 

Com o valor do ingresso, quem for ao evento ganha buffet de feijoada à vontade. Aliás, aproveite para conhecer os bares das cercanias (o quateirão inicial do Centro Antigo é cercado de locais legais) e a galeria Scenarium, também da mesma turma do Rio Scenarium.

Eventos mostram um pouco da cultura germânica
Fonte: Querência em Foco com O Dia.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.