NOTÍCIA - prefeitura/politica

24 de outubro de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Ibope: Bolsonaro tem 57% das intenções de voto e Haddad, 43%

Ibope: Bolsonaro tem 57% das intenções de voto e Haddad, 43%

Levantamento do Ibope sobre o segundo turno das eleições presidenciais mostra Jair Bolsonaro (PSL) novamente à frente de Fernando Haddad (PT). O deputado conta com 57% dos votos válidos, enquanto o petista tem o apoio de 43% dos consultados na pesquisa divulgada nesta terça-feira (23).

A contagem, que exclui os brancos, nulos e indecisos como a Justiça Eleitoral faz no dia da eleição, mostra manutenção da vantagem do presidenciável do PSL sobre o petista.

Pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 15 de outubro, mostrou Bolsonaro com 59% dos votos válidos e Haddad, com 41%. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro aparece à frente por 50% a 37%. Há ainda 10% que hoje pretendem anular ou votar em branco, e 3% que não souberam responder.

A pesquisa de intenção de votos é a primeira a sair após reportagem da Folha mostrar que empresas estavam interferindo nas eleições ao comprar pacotes de disparos de mensagens contra o PT no WhatsApp. ​

A pesquisa do Ibope também mostrou movimentos de queda da rejeição a Haddad e crescimento no caso do capitão reformado.

Em relação ao petista, 41% dos entrevistados responderam que não o escolheriam em nenhuma hipótese. No levantamento anterior, 47% haviam dado essa resposta. Entre os entrevistados, 31% disseram que com certeza votariam nele (antes eram 28%). 

Sobre Bolsonaro, 40% afirmaram que não o escolheriam de modo algum (antes eram 35%), enquanto 37% disseram que certamente votariam nele (na semana passada eram 41%).

A sondagem do Ibope, de âmbito nacional, ouviu 3.010 eleitores entre os dias 21 e 23 de outubro. A margem de erro da pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o levantamento tem o registro BR‐07272/2018 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ibope: Bolsonaro tem 57% das intenções de voto e Haddad, 43%
Fonte: Querência Em Foco com Folha Online.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.