NOTÍCIA - Agronegócio

01 de novembro de 2018 | MENOR | MAIOR | |

Imea registro aumento no preço do frete no trecho Sorriso-Santos após tabelamento

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) registrou um aumento de 22% no preço do frete, entre Sorriso e o porto do Santos (SP). O comparativo foi feito levando em consideração a média dos últimos cinco anos. Segundo o levantamento, a causa foi o tabelamento do frete, resultado da greve dos caminhoneiros, que acabou em maio deste ano.

Segundo o instituto, a paralisação foi um evento que afetou, em grande escala, as operações comerciais que dependem do transporte rodoviário no país. “Se não bastasse isso, o tabelamento do frete (resultado deste evento) vem impactando consideravelmente o agronegócio brasileiro nos últimos meses”.

Só Notícias/Agronotícias apurou no levantamento que, no início deste ano, o comportamento dos fretes acompanhava os patamares históricos. “Porém, a partir de maio (quando ocorre este fato), fica nítida uma nova tendência nos preços, apontando uma alta significativa e evidenciando o impacto da nova medida adotada”.

Conforme o Imea, o preço médio mensal para transportar uma tonelada de Sorriso até Santos é de R$ 355. Na média dos últimos cinco anos, por outro lado, o preço da tonelada, em outubro, foi de R$ 290. “Em suma, ou os players buscam novas soluções para o transporte ou terão que se adaptar a este novo cenário”, conclui o instituto.

Imea registro aumento no preço do frete no trecho Sorriso-Santos após tabelamento
Fonte: Querência Em Foco com Só Noticia.

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.