NOTÍCIA - Saúde

05 de julho de 2014 | MENOR | MAIOR | |

Enfermeiros entram em greve na segunda-feira em Cuiabá

Auxiliares e técnicos também ficam com efetivo de apenas 30% nas unidades
Enfermeiros entram em greve na segunda-feira em Cuiabá

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em unidade de Saúde de Cuiabá entram em greve na próxima segunda-feira (7). A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira (3), em assembleia-geral.

Conforme a categoria, apenas 30% do total de 1.100 profissionais trabalharão em serviços considerados essenciais, como a aplicação de medicamentos em pacientes. 

“Outros serviços como curativos e banhos não serão feitos. Sabemos que é impactante, mas só assim para, quem sabe, a Prefeitura nos escutar”, disse uma enfermeira, que pediu para não ser identificada.

 

"Estamos em mesa de negociação ainda. Não entendo o porquê da greve, já que o diálogo não foi e nunca poderá ser rompido"


Ao site, o presidente Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen), Dejamir Soares, já havia afirmado, na quinta-feira (3), que a paralisação era a última medida a ser adotada, porém era necessária, uma vez que rodadas de negociações com o Município vinham sendo feitas desde o ano passado.

“O sindicato tem feito um esforço enorme de diálogo para que a greve não visse a ocorrer. Porém, diante do que a gestão tem apresentado, não vemos outra saída. Existe, por exemplo, duas leis em vigor – a 4.424 e a 094 –, que dizem que um prestador de serviço tem que receber salário inicial de um estatutário. Hoje, essa lei é descumprida”, afirmou. 

“O fato é que o Município paga um salário mínimo para enfermeiros e técnicos de enfermagem contratados. Ou seja, há desvalorização monstruosa. Os concursados trabalham em um regime de 40 horas, com salário inicial de R$ 2 mil, enquanto médicos e odontólogos trabalham 20 horas com inicial de R$ 3.500. Queremos isonomia”, completou.

Apesar de trabalhar em menor número no município, na segunda-feira, os 70% que cruzarão os braços estarão na frente do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. 

Enfermeiros entram em greve na segunda-feira em Cuiabá
Fonte: QuerenciaemFoco com Midia News

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.