NOTÍCIA - Saúde

27 de fevereiro de 2015 | MENOR | MAIOR | |

Ministério da Saúde lança calendário da Campanha Nacional de Vacinação 2015

Ministério da Saúde lança calendário da Campanha Nacional de Vacinação 2015

O ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações e da Coordenação de Doenças Transmissíveis , realizará no período de 25 de abril a 15 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do ano de 2015. Nesta campanha além dos idosos com 60 anos ou mais, também integram o grupo elegível para vacinação.  Se estende também para as crianças, indígena, servidores de saúde e funcionários do sistema prisional.

Com um publico alvo aproximado de 40 milhões de pessoas, a meta é vacinar pelo menos 80% deste número.

De acordo com a Coordenadora de atenção básica, Núbia Sippert, a vacinação é uma forma de prevenção da saúde. “’É importante vacinar todo ano, para reforçar os cuidados, pois os vírus sofrem mutação sempre, fazendo com que a vacina anterior perca seu poder de combate.” Explica Núbia.

Já nos dias 8 a 21 de agosto será a vez da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite. A população alvo dessa campanha, são crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Hoje essa faixa etária corresponde a aproximadamente 13 milhões de crianças, cuja meta é atingir 95% da cobertura vacinal. A aplicação é feita de forma oral , independente de já ter sido vacinada anteriormente.

E no dia 10 de março inicia a vacinação contra o Papilomavirus Humano (HPV), que deverá ser desenvolvida uma ação de mobilização e sensibilização de adolescentes, pais, responsáveis, profissionais da área de educação e da saúde para a importância da vacinação e do controle do câncer do colo de útero. A primeira dose é para crianças de 9 a 11 anos, mas também poderão ser vacinadas adolescentes de até 13 anos que ainda não tenha recebido a primeira dose. A segunda dose será entre os dias 15 a 30 de setembro a fim de alcançar aquelas adolescentes que porventura não tenham comparecido a UBS.  

Ministério da Saúde lança calendário da Campanha Nacional de Vacinação 2015
Fonte: Da redação Augusto Camacho

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.