NOTÍCIA - Policial/Acidente

12 de agosto de 2015 | MENOR | MAIOR | |

Polícia Militar apreende 15 tartarugas com índios Carajás que seriam vendidas

A venda de animais silvestres é crime ambiental, mas os indígenas podem consumir os animais
Polícia Militar apreende 15 tartarugas com índios Carajás que seriam vendidas

A Polícia Militar em Luciara, apreendeu aproximadamente 15 tartarugas com um grupo de índios da etnia Carajás. A suspeita da PM é que os indígenas iriam vender os animais na cidade, o que é considerado crime ambiental. O flagrante ocorreu às margens do Rio Araguaia, para onde as tartarugas foram devolvidas. A polícia registrou boletim de ocorrência por degradação ambiental. Ninguém foi preso.

Há pouco mais de dois meses, índios da mesma etnia foram flagrados vendendo tartarugas vivas por R$ 40 na cidade de Santa Terezinha, município nas proximidades de Luciara.

Na época, a Funai disse que um antropólogo da entidade tinha ido até Santa Terezinha para conversar com os índios e conscientizá-los sobre a gravidade do crime.

Segundo o cabo Domingos de Jesus, o flagrante foi feito na última quinta-feira (6), quando uma equipe da PM percorria o rio Araguaia.

"Vimos os indígenas tirando as tartarugas do barco e colocando na margem, de barriga pra cima", contou. O policial disse que a principal hipótese era que os índios - entre 10 e 12 - iriam vender os animais.

A carne de tartaruga é bastante apreciada na região, informou o policial. A venda de animais silvestres é crime ambiental, mas os indígenas podem consumir os animais. "Falamos para eles que não era permitida a comercialização. Os índios podem comer as tartarugas dentro da aldeia, mas não podem vir à cidade vender", explicou.

Depois da abordagem, os índios foram liberados. Porém, a PM registrou outro boletim de ocorrência, depois de rumores de que os indígenas estariam planejando invadir os prédios das policias Civil e Militar em Luciara. A Polícia Militar das cidades próximas - São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista e Bom Jesus do Araguaia, por exemplo - está de sobreaviso.

 

Polícia Militar apreende 15 tartarugas com índios Carajás que seriam vendidas
Fonte: Querência em foco com Agência da Notícia

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.