NOTÍCIA - Saúde

22 de maro de 2016 | MENOR | MAIOR | |

O que é tratamento de canal?

O que é tratamento de canal?

 

O que é um tratamento de canal?

 

Também conhecido como endodontia, o tratamento de canal é o processo de remoção da polpa (nervo) infectada, danificada ou até mesmo morta de um dente.

O dente é formado por três camadas duras: esmalte dentina e cemento. Entre estas camadas existe um espaço chamado sistema de canais da raiz que é preenchido com uma polpa dental macia feita de nervos e vasos sanguíneos, que ajudam o dente a crescer e desenvolver. Assim que o dente atinge seu crescimento total ele pode sobreviver sem a polpa. Se a polpa do dente se torna infectada, o tratamento de canal (ou tratamento endodôntico) é necessário. Quando este tratamento é realizado, a polpa é removida.

Se por exemplo uma cárie se desenvolve ao ponto de atingir a região da polpa, esse canal é infectado, a partir deste ponto um tratamento de canal é necessário. Durante este procedimento a polpa do dente é removida. Durante suas visitas ao dentista, é feita uma verificação das condições de seus dentes, podendo ser encontradas infecções ou danos à polpa, mesmo que você não percebe nenhum problema aparente nos seus dentes.

Para a realização de um tratamento de canal você deve sempre procurar por um profissional especializado em Endodontia.

 

 

Quando um tratamento de canal é necessário?

 

 

A polpa dentro de um dente pode ser danificada por fissuras no dente, cáries ou acidentes. Bactérias podem penetrar o dente e infectar a polpa. Quando isso acontece você pode vir a sentir dor e aumento na salivação. Em alguns casos a polpa pode ser infectada e morrer e você não sente dor.

São também sinais de problemas no canal do dente:

Mudanças na cor do dente.,
Alterações na gengiva
Mudanças detectadas em raio-x.
Às vezes, se for necessário um tratamento mais complexo, seu dentista pode saber de antemão, a partir de exames e raio-x se a polpa de um dente não poderá ser recuperada, nestes casos um tratamento de canal pode aliviar os sintomas e salvar o dente.

 

O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?

 

Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normais sem nenhum prejuízo.

 

O tratamento de canal enfraquece os dentes?

 

O que causa enfraquecimento do dente é a perda da estrutura causada geralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a tratamento de canal.

 

Outras informações sobre tratamento de canal.

 

Um tratamento de canal pode ser completado em apenas uma consulta, ou mais frequentemente em duas ou mais visitas ao dentista, dependendo da complexidade do sistema de canais e do grau de danos à polpa. Algumas vezes a infecção pode já ter se espalhado para o osso (abcesso) sendo então necessária uma drenagem antes que o tratamento do canal possa ser feito.

Assim que o tratamento for realizado, seu dente pode ser restaurado para que pareça, sinta e trabalhe tão naturalmente quanto possível. Pode-se usar uma obturação ou coroa para restaurar o dente, dependendo da extensão da abertura realizada, do local do dente e de quanto da estrutura natural do dente restou intacta.

 

Quais os sintomas pós tratamento?

 

Seu dente pode ficar sensível por uma ou duas semanas. Pequenas dores e salivações também não são raras. Apenas se a dor se tornar intensa você deve informar seu dentista.  

 

O dente com canal tratado pode voltar a doer algum dia?

 

Sim. Mesmo que o tratamento de canal tenha sido bem executado, o dente pode voltar a doer se não receber restauração definitiva ou se ocorrer uma cárie profunda, permitindo a recontaminação do canal.

 

 

O que é um re-tratamento ou cirurgia de canal?

 

Na maioria dos casos um tratamento de Canal é bem sucedido, mas em alguns poucos casos um segundo tratamento é necessário. Este procedimento se chama re-tratamento . O preenchimento, anteriormente colocado, é retirado e novamente é feita uma limpeza, moldagem e preenchimento.

Uma cirurgia é realizada quando:

Existe a necessidade de se verificar a extremidade final do canal em busca de pequenas fraturas.
Remover parte da raiz que não puderam ser limpas durante o primeiro tratamento.

O que é tratamento de canal?
Fonte: C.O.I. Odontologia (Dr. Giuliano Cofero e Dra. Cristiara Mendes)

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.