NOTÍCIA - Saúde

02 de maio de 2016 | MENOR | MAIOR | |

Começou campanha de imunização contra H1N1 em Mato Grosso

Em Mato Grosso, mais de 698 mil pessoas devem receber a vacina. Estado já registrou 3 mortes confirmadas por H1N1; 10 são investigadas.
Começou campanha de imunização contra H1N1 em Mato Grosso

Após registrar três mortes confirmadas em decorrência da gripe H1N1, o estado de Mato Grosso iniciou neste sábado (30) campanha de vacinação contra o vírus com perspectiva de imunizar mais de 698 mil pessoas. A campanha atende a cronograma do Ministério da Saúde e o enfoque são os grupos de risco, como crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, bem como profissionais da saúde, presos e profissionais do sistema prisional.

Além das mortes confirmadas, o estado ainda investiga outros dez óbitos suspeitos de terem ocorrido após contágio do vírus H1N1. Outros três casos foram descartados após exames. Em todo o estado, a Secretaria estadual de Saúde (SES) já notificou 200 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), mas exames já descartaram oito deles e 188 seguem sob análise.

Vacinação
Em Cuiabá, 82 unidades da rede básica de saúde, tanto na zona rural e urbana, começaram o atendimento aos moradores este sábado. Em Cuiabá deverão ser vacinados 45.649 idosos de 60 anos ou mais, 40.201 crianças de 06 meses a menores de 05 anos, 8.024 gestantes, 1.319 puérperas, 13.499 profissionais de saúde e 12.552 pessoas com comorbidades, totalizando 121.244 pessoas.

Segundo a SES, a campanha em Mato Grosso deverá contar com 815 postos de vacinação espalhados por todos os 141 municípios conforme a previsão de demanda de pessoas dentro dos chamados grupos de risco.

A meta do governo é de imunizar pelo menos 80% da população inserida nesses critérios e, por isso, o Ministério da Saúde disponibilizará ao estado remessas totalizando cerca de 750 mil doses da vacina contra o vírus H1N1. A SES afirma que já recebeu 60% do volume, o suficiente para dar início à campanha.

Ainda de acordo com a secretaria, a logística da campanha foi organizada de modo que cada município já contasse neste sábado – o chamado “Dia D” da campanha - com pelo menos 50% do total de vacinas de que necessitará para atender à sua demanda local. E, ainda neste sábado, o estado deverá receber uma remessa de 105 mil vacinas do Ministério da Saúde.

Começou campanha de imunização contra H1N1 em Mato Grosso
Fonte: Com G1

Comentários

Deixe um comentário sobre esta notícia.