quinta-feira, agosto 18, 2022

Novos ônibus de Manaus passam a operar a partir de segunda (1º) e até o fim do ano virão 12 elétricos, diz prefeitura » Diário do Transporte

Ao todo são 20 veículos, entre os quais, um modelo de 15 metros com três eixos inédito na cidade

ADAMO BAZANI

A partir da segunda-feira, 1º de agosto de 2022, entram em circulação no sistema de linhas municipais de Manaus, 20 ônibus zero quilômetro.

Uma cerimônia de apresentação dos veículos foi realizada nesta quarta-feira, 27 de julho de 2022.

Segundo o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) de Manaus, até o final de 2022, a previsão é que mais 60 ônibus novos, sendo 48 a diesel e 12 elétricos, sejam incorporados à frota.

Entre os veículos apresentados e que vão circular a partir de segunda-feira (1º), estão ônibus de 15 metros, motor dianteiro, com três eixos, sendo dois deles na parte da frente, da marca Volkswagen com carroceria Caio, inéditos na cidade.

Por meio de nota, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou que estes veículos vão circular em corredores.

“Esses ônibus que foram apresentados já estarão em utilização na próxima segunda-feira. Eles serão distribuídos em todas as linhas. Os veículos maiores, de 15 metros, são para os corredores. Já os menores, irão para as linhas alimentadoras, de um modo que a gente vai reforçando todas as linhas da cidade. Também iremos acrescentar esses veículos às linhas que estão precisando de um reforço”

Todos os veículos apresentados possuem ar-condicionado, itens de acessibilidade e segurança, entre outros acessórios.

Na mesma nota, o prefeito David Almeida prometeu que até o fim de 2023, a renovação acumulada de frota em quatro anos vai chegar a 500 ônibus.

“Manaus é uma das poucas cidades do Brasil que está comprando ônibus, renovando a frota. Temos esse desafio de, até o final do meu mandato, colocarmos no transporte coletivo de Manaus, entre 400 e 500 novos ônibus, com ar-condicionado, suspensão pneumática, dando conforto ao usuário e trabalhadores do transporte coletivo. A Prefeitura de Manaus se esforça, em parceria com o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas), buscando em todas as áreas da prefeitura, a excelência na prestação do serviço”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

FONTE: diariodotransporte

DESTAQUES

RelacionadoPostagens