quinta-feira, agosto 18, 2022

Em Maceió (AL), ônibus ganham adesivos que avisam condutores sobre pontos cegos » Diário do Transporte

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maceió

Iniciativa visa reduzir número de acidentes e mortes no trânsito

ARTHUR FERRARI

A SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Maceió (AL) começou a sinalizar os ônibus que integram o transporte público da cidade com adesivos que indicam os pontos cegos dos motoristas dos coletivos.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa é realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Maceió e tem o objetivo de reduzir acidentes e mortes, que podem ser causados por pessoas que acessam esses espaços onde os motoristas não tem visibilidade.

Os adesivos com a identificação dos pontos são fixados nas partes laterais de todos os coletivos do SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió), que operam na capital, para facilitar a identificação dos locais que as pessoas devem evitar, quando possível. A previsão é que todos os veículos estejam com os adesivos até o final do mês de agosto.

O superintendente da SMTT, André Costa, enfatiza o quanto os adesivos são importantes para a segurança viária.

“Existe um volume de colisões laterais envolvendo ônibus, e parte desses acidentes são causados  pela existência do ponto cego e o desconhecimento que as pessoas têm sobre esse ponto. A ideia é conscientizar ciclistas, motociclistas e pedestres, para que eles entendam que há esse ponto cego e o motorista de ônibus não consegue enxergar”, destaca.

A medida de baixo custo adotada por Maceió já é utilizada em outras capitais do Brasil como São Paulo, Fortaleza e Salvador.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

FONTE: diariodotransporte

DESTAQUES

RelacionadoPostagens