Querência – MT – 23 de maio de 2024

Ações educativas do Detran alcançaram mais de 100 mil pessoas em quatro anos – rss


Nos últimos quatro anos, mais de 100 mil pessoas foram alcançadas por meio de campanhas, palestras e abordagens educativas realizadas pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito, em diversos municípios do Estado. O objetivo das ações é sensibilizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas para adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Entre as atividades realizadas, estão palestras educativas em escolas e empresas, Pit Stop educativo, ações e mutirões sociais, capacitações, abordagens educativas em bares, restaurantes e eventos festivos, dentre outros espaços, além de campanhas educativas de trânsito como Volta às Aulas, Carnaval, Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito.

 

Uma das ações que ganhou empatia e boa receptividade dos cidadãos foi o “Amigo da Rodada”, uma forma diferente de sensibilizar frequentadores de bares e restaurantes a não dirigir após consumir bebida alcoólica.

Na abordagem, os agentes apresentam aos cidadãos os riscos que a associação entre bebida e direção podem causar no trânsito, além das medidas punitivas para quem for flagrado dirigindo alcoolizado.

O objetivo é incentivar a adoção de comportamentos seguros, como a escolha de um amigo da rodada ou de transporte alternativo como táxis ou veículos de aplicativos, onde houver.

 

Segundo a coordenadora de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Gresiella Almeida, em 2022 as atividades foram voltadas ao público infanto-juvenil, priorizando uma conduta segura no trânsito. Aos professores foram oferecidos palestras e capacitações de cunho orientativo, incentivando projetos de Educação para o Trânsito e fomentando ações e atividades para um melhor entendimento sobre a segurança nas vias. 

“O outro enfoque foi na mudança de comportamento dos adultos, envolvendo a realização de atividades de cunho pedagógico (palestras e campanhas educativas), além de alertar sobre as penalidades aplicadas aos infratores das leis de trânsito, punição e multas, tudo com o caráter educativo e orientativo”, disse Gresiella.

As ações educativas foram promovidas sempre em parceria com diversos segmentos com as Ciretrans, por meio de atividades realizadas pelos servidores, principalmente em campanhas intensas como Maio Amarelo; com a Polícia Militar, através do Batalhão de Trânsito em coparticipação nas ações externas de cunho educativo; com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), contemplando o Festival de Trânsito (FETRAN); com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Guardas Municipais, Sest Senat – sensibilizando principalmente os condutores das categorias D e E; com o Senar, por meio de mutirão rural e atendendo de forma lúdica e pedagógica alunos das escolas de municípios longínquos; com o Tribunal de Justiça, para a realização de ações na expedição Araguaia; e com as empresas de cunho privado, sensibilizando seus colaboradores para um trânsito mais seguro.

 

“Todos os parceiros atuaram junto ao Detran-MT de forma intensa e sinérgica em prol da educação para o trânsito, objetivando uma boa conduta nas vias de Mato Grosso”, completou a coordenadora.



GOV

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!