Querência – MT – 28 de maio de 2024

Atendimentos da Gestão de Pessoas garantem direitos e qualidade de vida dos servidores – rss


Em busca de garantir os direitos e a promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores da instituição, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Polícia Civil de Mato Grosso fechou o ano de 2022 com mais de 40 mil procedimentos e quase 2,2 mil atendimentos realizados.

Vinculada à Diretoria Geral, a coordenadoria tem a atribuição de coordenar a implantação das políticas e programas da administração estadual, relacionadas ao desenvolvimento de recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, bem como orientar as unidades da Polícia Civil, assegurando aos servidores seus direitos administrativos e funcionais.

Subdivida em dois setores distintos, o trabalho da coordenadoria é realizado pela Gerência de Provimento, Manutenção e Monitoramento (GPMM), responsável pela área administrativa ligada ao servidor e pela Gerência de Aplicação Desenvolvimento Saúde e Segurança (GADSS) voltada aos aspectos funcionais e qualidade de vida. 

A Gerência de Provimento, Manutenção e Monitoramento (GPMM), tem a missão de atender as demandas da área programática e sistêmica, assegurando aos servidores seus direitos de movimentação, licenças, afastamentos, administração de despesa com pessoal, gerenciamento da folha de pagamento e o monitoramento; já a Gerência de Aplicação Desenvolvimento Saúde e Segurança (GADSS) busca assegurar aos servidores progressões funcionais, oportunizar o desenvolvimento de competências e promover política de saúde e segurança no trabalho. 

GPMM

No decorrer do ano de 2022, a equipe da GPMM contabilizou mais de 40 mil procedimentos realizados, entre 3.925 férias, 1.261 publicações, 925 implantações de licenças-prêmio, 27.055 lançamentos de adicional noturno, 1.519 jornadas voluntárias, 3.509 auxilio alimentação, 4.229 chamado a qualquer hora e 27 ajudas de custos.

Entre outros números de destaque está a elaboração da vida funcional para aposentadoria de 74 servidores, efetivando aposentadoria de 28, sendo 16 investigadores, 06 escrivães e 06 delegados; elaboração e acompanhamento de 72 processos de servidores cedidos para outros órgãos, 37 processos de servidores de outros órgãos cedidos para a Polícia Civil 06 processos de servidores em Licença de Mandato Classista, 175 processos de abono de permanência e 61 processos de quitação de valores.

Foram incluídos 11 novos servidores efetivos, 12 servidores contratados e 21 servidores foram desligados por causas diversas, além do acompanhamento de contratação dos 446 estagiários que auxiliam as unidades da Polícia Civil, sendo 162 de graduação e 284 de pós-graduação.

Entre outros serviços realizados pela GPMM, estão a inclusão de dependentes, vacância, acompanhamento de servidores exonerados/demitidos, encaminhamento de pensão alimentícia, alteração de dados cadastrais e dados bancários, licença gala, licença luto, lançamento de cargos comissionados, acompanhamento e publicação da escala anual de férias e licença prêmio, recadastramento anual, conferência da entrega anual da Declaração de Bens e Valores, lançamento de Portaria Punitiva e de remoções no SEAP.

GADSS

Responsável pela aplicação dos servidores, garantindo o enquadramento e progressão nas formas previstas na lei de carreira, a equipe da GADSS realizou o enquadramento inicial de 09 servidores que entraram em efetivo exercício, o aproveitamento de 586 e a progressão horizontal de 687 servidores e progressão vertical de 1.123, tendo acompanhado e publicado 2.761 avaliações de desempenho de escrivães e investigadores.

A Gerência também é responsável pela promoção e a proteção da saúde, a prevenção de doenças, bem como a identificação e análise de fatores condicionantes e determinantes dos riscos e agravos à saúde dos servidores relacionados às condições de trabalho, por meio de convênios e projetos.

Durante o ano, foram realizados 2.188 atendimentos aos servidores pela equipe psicossocial, destes 309 passaram por atendimento psicológico, 129 por atendimento social e 399 por atendimento referente a Covid-19. Além disso, foram realizadas orientações e registro de comunicação de acidente e agravo à saúde de 04 servidores,  07 acompanhamentos de processo de aposentadoria por incapacidade permanente e 858 encaminhamentos de atestados médicos para perícia do Estado.

Com o intuito de promover qualidade de vida, a GADSS desenvolveu atividades e campanhas voltadas para o servidor como: Dia do Servidor Público, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Arte e Cultura em Ação e Natal Solidário.

Gestão de Pessoas Itinerante

Objetivando o estreitamento com os profissionais atuantes no interior do Estado, o ano de 2022 foi marcado pela execução do Projeto: “Gestão de Pessoas Itinerante”, sendo visitadas as 13 regionais vinculadas à Diretoria do Interior, levando informações sobre os produtos, serviços e ações de prevenção à saúde e segurança no trabalho.

Salas de descompressão

O ano também foi marcado pela aquisição e distribuição de equipamentos/bens (TV SMART 32 “, 4K, aparelho condicionador de ar 12.000btus, estante para livros, geladeira frostfree 240litros, 110v, micro-ondas 31 litros, purificador/refrigerador de água, sofá de três lugares, poltrona retrátil e mesa redonda com quatro cadeiras) para serem montadas salas de descompressão em dez regionais do interior do Estado.

Pão Diário

Foram distribuídos durante o ano de 2022 950 exemplares do projeto “Pão Diário, 1ª edição” às unidades de todo o Estado, finalizando com o recebimento de 1.000 exemplares do projeto “Pão Diário, 2ª edição” para o ano de 2023.

O Projeto Pão Diário é uma inovação, atendendo as Forças de Segurança Nacional, contribuindo com a qualidade de vida e espiritualidade, não se tratando de religiosidade, mas do cuidado mental e espiritual dos profissionais da Segurança Pública, fortalecendo e amparando em necessidades distintas e dinâmicas na atuação profissional, estando presente em 156 países e traduzido para 56 idiomas.

Com a realização do projeto, foi convidado a desenvolver a função de capelão da Polícia Civil, o delegado de Polícia aposentado, Genison Brito Alves Lima, que presta assistência, contribuindo no tratando da mente e da alma do servidor.

 



GOV

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!