Querência – MT – 22 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Cuiab | Aes de combate violncia contra a mulher sero intensificadas em 2023


A Secretaria Municipal da Mulher já formata um longo calendário de atividades em seguimento à política de  trabalho visando o combate, amparar e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. A Pasta foi implantada na gestão Emanuel Pinheiro em 2020.

De acordo com a secretária municipal da Mulher, Cely Almeida, no ano de 2022, a equipe trabalhou com excelência e diversas ações e programas desenvolvidos pela secretaria o que mostrou credibilidade e despertou a atenção de gestores de outros municípios. Ela ressalta ainda que o reconhecimento deve-se a seriedade dos colaboradores e da gestão em relação a este tema.

“A Pasta foi formatada pensando pela primeira-dama, Marcia Pinheiro, que sempre se preocupou com as pessoas mais vulneráveis. E foi por meio dela que desenvolvemos diversos projetos. Só no ano passado fizemos mais de 40 mil atendimentos”, explica.

Para este ano, a equipe já vem se reunindo e desenvolvendo toda a programação que será realizada durante o ano.

A secretária destaca que as ações terão continuidade e expansão em todos os serviços, como, proteção das mulheres e de promoção da saúde, da assistência social e do empreendedorismo feminino.

Segundo Cely, as atividades começam durante o carnaval com ações em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel),  voltadas, principalmente contra o assédio, divulgando os serviços e os canais de denúncias, além de palestras, rodas de conversa, blitz dentre outras.

“Este é um trabalho que precisa ser de todos. Não apenas do município, mas também de órgãos não-governamentais, da imprensa e da sociedade civil. Assim, nós vamos informar e conscientizar a população sobre tudo o que já está disponível para atendê-los”, afirma.

Para a primeira-dama, Marcia Pinheiro, levar informações sobre os direitos das mulheres e a legislação de enfrentamento à violência para as escolas, clubes de mães, CRAS também é um dos principais eixos que a pasta vai intensificar os trabalhos. Ela ainda reforça que um dos principais objetivos é continuar trabalhando para que os índices de feminicídios diminuam, mas, também, trabalhar o apoio às famílias das vítimas deste crime.

“O assassinato de mulheres pelo simples fato de serem mulheres afeta famílias inteiras e gera vítimas indiretas: os órfãos do feminicídio, que já são assistidos pela pasta. A proposta é reforçar o acolhimento e o cuidado com aqueles que, além da vítima, também sofrem as consequências da violência contra a mulher”, declara.

Além disso, a pasta também dará continuidade aos projetos e ações já em andamento, voltados ao empreendedorismo feminino e à autonomia econômica das mulheres.



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!