Querência – MT – 27 de fevereiro de 2024

Escola Pública de Trânsito emitiu mais de 4 mil certificações entre 2019 e 2022 – rss


A Escola Pública de Trânsito do Detran-MT expediu, de 2019 a 2022, mais de 4 mil certificados a servidores e membros da sociedade civil em cursos na modalidade de ensino presencial e a distância (EaD).

Um dos avanços da Escola, que teve início no ano de 2020 e vem sendo aprimorado, foi a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação para a melhor dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, com a utilização do ambiente virtual de aprendizagem institucional (www.escola.detran.mt.gov.br), o que possibilitou o acesso dos servidores de diferentes localidades do Estado.

Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas, a priorização do ensino à distância foi uma forma de democratizar o acesso à formação na área de segurança viária. “A incorporação das tecnologias digitais ao processo de ensino permitiu ampliar o alcance e a capilaridade de conhecimentos específicos na área de trânsito no Estado de Mato Grosso”, destacou.  

Os cursos ofertados oportunizaram a formação e atualização dos servidores do Detran em diversas áreas, como fiscalização de trânsito, curso de instrutor e examinador de trânsito, vistoria veicular, curso de atualização de agente de trânsito e atualização da legislação de trânsito, incidindo diretamente na melhoria da qualidade do atendimento prestado ao cidadão.

Também foram realizados cursos para profissionais do Sistema Nacional de Trânsito, profissionais credenciados, profissionais da educação da rede pública e particular de ensino, além da sociedade em geral, como o Curso de Formação de Instrutor de Trânsito para Profissionais Intérpretes de Libras e o Curso de Direção Defensiva.

Por meio da Escola Pública de Trânsito também foram capacitados e formados novos examinadores que já reforçam o quadro de efetivo da banca examinadora para aplicação das provas práticas de direção veicular no Estado expandindo, assim, a quantidade de bancas fixas em municípios que antes esperavam até 90 dias para a realização da prova prática de direção veicular.

A Escola Pública de Trânsito também capacitou diversos servidores para atuar como agentes de trânsito com o objetivo de reforçar as operações Lei Seca.

Escola Pública de Trânsito

A Escola Pública de Trânsito do Detran-MT é responsável pela oferta e certificação de cursos na área de trânsito. Os cursos promovidos pela Escola destinam-se à formação de servidores públicos vinculados aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, profissionais credenciados, professores da rede pública e particular de ensino e sociedade em geral; envolvendo a construção de conhecimentos na área de segurança viária e temas como educação, engenharia, fiscalização e psicologia de trânsito.



GOV

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!