Querência – MT – 24 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Cuiab | Um dos primeiros pacientes do CTQ volta e agradece equipe: Tenho orgulho de ter sido internado aqui”, diz emocionado Izael Franques


Izael Franques Ferreira, 63 anos, foi um dos primeiros pacientes internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no dia 8 de setembro de 2019, nove dias após o funcionamento do CTQ, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Inaugurado pela gestão Emanuel Pinheiro, com 20 leitos, infraestrutura moderna, equipamentos de ponta e equipe especializada. O CTQ já atendeu 659 pessoas de agosto de 2019 a novembro de 2022.

Depois de três anos de alta hospitalar, Izael, voltou ao Centro de Tratamento de Queimados para agradecer à equipe de profissionais que prestou atendimento durante o período que ele permaneceu hospitalizado. “Tenho orgulho de ter sido internado aqui, muito obrigado pelo carinho”, disse emocionado para a equipe.

Ainda, durante o agradecimento, Izael destacou que sente saudades das pessoas que cuidaram dele. “Gostei do CTQ do HMC e do tratamento, pois recuperei minha função motora e a cicatriz é quase imperceptível”, ressaltou.

Segundo Izael, ele ficou 31 dias hospitalizado, após sofrer com queimaduras de 3º graus nos braços e mãos no quilômetro 11, da Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga os municípios de Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

“Tentei apagar um fogo criminoso próximo à chácara que eu morava, fui socorrido pelos vizinhos, que me trouxeram rapidamente ao HMC, onde fui direcionado ao CTQ, sendo muito bem cuidado pela equipe, que me deu toda a atenção devida”, contou. 

Hoje, Izael reside no município de Rosário Oeste (distante a 124 km de Cuiabá), e após sofrer um acidente de trabalho, em uma área rural, precisou ser internado novamente no Hospital Municipal de Cuiabá no dia 15 de dezembro de 2022. “Aproveitei a oportunidade, que eu estava internado no HMC, para visitar e agradecer à equipe do CTQ”, explicou.

Izael, já recebeu alta da segunda internação. Ele foi acompanhado pela equipe da clínica geral e ortopedia. “Realizei exames de imagem e de sangue, volto para casa aliviado, pois não sinto mais dor. Aqui todos os profissionais do hospital foram educados comigo, a alimentação também é muito boa, melhor do que da casa da gente”, brincou.

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão Emanuel Pinheiro enfatizou que o CTQ é o único serviço especializado em queimaduras disponível pelo SUS no Estado, além de se situar no maior e mais moderno hospital público de Mato Grosso.

“A demanda do HMC é altíssima, pois recebe pacientes de Cuiabá e de municípios do interior, com atendimentos de diversas especialidades médicas. O HMC é hospital, referência em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia, além dos serviços especializados. Toda essa linha do cuidado é premissa da gestão municipal, que preza pela humanização e qualidade dos serviços”, finalizou Rós.



Prefeitura de Cuiabá

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!