Querência – MT – 22 de fevereiro de 2024

Secretário visita centro de capacitação e reforça importância da parceria – rss


O intercâmbio sobre inclusão social, digital, e capacitação de jovens e adultos para suporte ao emprego e renda foi o objetivo da visita do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, à organização “Programando o Futuro”, em Brasília.

A instituição tem parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) em Mato Grosso por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), que funciona na estrutura da Escola Técnica Estadual de Cuiabá. A organização é referência na educação digital, sustentabilidade e formação para o mercado de trabalho.

“Nossa intenção é manter a parceria para que a juventude mato-grossense, em especial a de baixa renda, tenha acesso à capacitação, encaminhamento ao mercado e promoção da sustentabilidade com a reciclagem do resíduo eletrônico”, afirmou o secretário.

O secretário conta que o centro em Cuiabá atua como laboratório de recondicionamento de computadores.  Um exemplo é a coleta de máquinas das secretarias e órgãos do governo sem condições de uso para serem recondicionadas.

“As máquinas que estão aptas e testadas, voltam para doação à alguma entidade na forma de inclusão social e digital. Nós capacitamos jovens com cursos de informática básica, manutenção de computadores, programação, e robótica na Escola Técnica Estadual de Cuiabá com apoio do Recytec”, explicou o secretário após a visita na quarta-feira (15.02).

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci-MT, Lecticia Figueiredo, acompanhou o secretário em Brasília. Ela reforçou a necessidade das ações do governo com a política sustentável e de formação profissional.

O Recytec

O centro é uma unidade em Cuiabá com foco na coleta e reciclagem de eletrônicos para a população, cursos e oficinas gratuitas nas áreas de tecnologia e sustentabilidade, doações de computadores para instituições, entre outras ações. O trabalho do Recytec é transformar o que seria “lixo eletrônico” em oportunidades sustentáveis.

O Recytec é parte da estrutura da Escola Técnica Estadual de Cuiabá e foi inaugurado em junho do ano passado. Os cursos começaram em agosto no centro em três turnos, com turmas mistas (aberto à comunidade), ou em outros locais com turmas específicas, como as demandas de qualificação para os reeducandos do sistema prisional. No centro, se formarão até março 300 pessoas, a maioria jovens.

A estrutura do centro recolhe e dá a destinação correta ao resíduo eletrônico do próprio governo. No local é realizado o recondicionamento das máquinas para reuso em instituições do terceiro setor. E também é feita a capacitação de jovens e adultos em cursos de informática básica e manutenção de computadores como apoio na geração de emprego e renda.

 



GOV

Últimas notícias

Gostou? então compartilhe!